Top Pesquisa

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Record X Globo: Uma Guerra que Nunca Existiu



    A briga entre a Globo e a Record é algo que não existe nem há previsão de acontecer num raio de algumas décadas. Primeiro porque a Globo é 2ª maior emissora do mundo e não compete com a Record no mercado nacional, quem dirá no mundial. Segundo pelo fato de ambas as emissoras terem expectativas diferentes e metas bastante desiguais em relação à audiência e faturamento publicitário. E terceiro vem do fato de haver uma discrepância muito grande entre espaços físicos dos dois canais. Quando Edir Macedo comprou a Record das mãos de Silvio Santos em 1989, encontrou uma emissora falida e morta. Mexeu aqui e ali conseguindo deixar o canal numa confortável 3ª ou posição no Ibope em alguns momentos, ta certo que as vezes consegue até liderar dependendo do programa e momento.
    Mas o dono da Igreja Universal decidiu ir pra cima da concorrência e investir pesado, visando transformar aquela em uma das maiores redes de comunicação do país, apenas do país. Grandes contratações foram feitas, investimentos na ordem de bilhões de reais foram realizados, ( Como a justiça e a policia investiga, Com o dinheiro dos fieis da Igreja ) Pois a vontade de crescer e ganancia estava estampada na cara de todos ali. Veio a vice-liderança e pensaram “Por quê não partir para cima da Globo, nossa maior rival?” 




    Ok, boa pergunta, mas disputar com uma gigante e poderosa rede mundial de televisão, não é a mesma coisa de brigar com o SBT pela Vice liderança.  Apesar de que nos últimos meses a reação do Sbt se apresenta vitoriosa. Pois hoje a Record vê em boa parte de sua programação o canal de Silvio Santos lhe roubando o que já era dele, O segundo lugar de audiência. Edir Macedo sabe disso, por isso virá e mexe a grade da Record muda, tem dia que você liga a TV e tem um programa, no outro dia já tem outro. Isto é puro desespero de alguém que não sabe fazer televisão e nem sabe respeitar o telespectador. 
    O SBT tempos atrás era assim, cada dia uma grade de programação, hoje em dia, isso raramente acontece, talvez até seja esta a causa do publico ter escolhido a Record anos atras. Mas que agora é ela que comete o mesmo erro. Hoje a TV mais feliz do Brasil, O SBT tem respeitado o seu publico, fazendo uma TV Digamos assim  "Gostosinha" de se assistir, apesar de tantas reprises de novelas e seriados.


Mas para por ai. Agora comparar Record com a Globo, já é outra história. Pois as duas emissoras em termos de influencia na vida dos brasileiros é de longe inventar uma grande mentira, já que existe um abismo enorme entre ambas. Pois enquanto 30 pontos de audiência são considerados abaixo da média pela Globo. 15 pra Record é estar nos céus, conversando com Deus. Isso não quer dizer que a Globo é melhor que a Record porque consegue o dobro de audiência em quase todos os momentos do dia, muito pelo contrário, mas significa que não há e nunca houve guerra entre as duas emissoras, pois a realidade, ainda que dura pra alguns, não existe, e isto é necessário enxergar.



    Enfim, a Rede Record comemora os índices de audiência de alguns de seus programas, assim como do sucesso estrondoso que sua novela bíblica "Os Dez Mandamentos" que consegui no horário arrancar a vice liderança do Sbt que com sua bem sucedida "Chiquititas" e agora "Cumplices de um Resgate" estava indo muito bem, obrigado. Além do que o  fracasso "Babilônia" que consegui a façanha de derrubar a audiência do horário de 34 para míseros 24 pontos. Isso tudo somado, ajudou a rede do bispo a ganhar mais alguns pontinhos. Dia 17 vem ai, Xuxa com seu programa na casa nova, nas segundas, dia onde reinava a grande dama da TV, Hebe Camargo. Será que ela se sairá bem? E dia 31, a Globo promove a estréia  antecipada de " A Regra do Jogo" autoria de João Emanuel Carneiro, mesmo autor do sucesso mundial  "Avenida Brasil, vendida para mais de 136 países até o momento, novela esta que se tornou a novela brasileira mais vista em todo mundo. "A Regra" tem a missão de reerguer o horário nobre da Globo. Será que consegue? Aguardemos cenas dos próximos capítulos para ver quem vai levar a melhor na preferência do espectador numa guerra que se pensarmos bem nunca realmente existiu. 

Nenhum comentário: